A fundação do Atlético e as heranças de Internacional e América

Internacional
O Internacional foi fundado a 22 de maio de 1912 por membros da sociedade curitibana, liderados por Joaquim Américo Guimarães. Já neste ano, Joaquim Américo alugou a chácara dos Hauer com intenção de fazer ali um campo para o Internacional jogar. No ano seguinte iniciou-se a construção do campo do Internacional, nos arrabaldes da Baixada do Água Verde. E daí vem o apelido de Baixada cultivado durante todos esses anos.

A figura de Joaquim Américo sempre foi de extrema importância para o alvi-negro, que tinha nele sua grande força política. A influência de Joaquim Américo trazia para a Baixada os grandes eventos da capital curitibana na época, como as visitas de Santos Dumont e Olavo Bilac, em 1916.

O Internacional também tinha grande influência na LSP, primeira liga esportiva paranaense e mais forte no estado.

América
O América foi fundado a 24 de maio de 1914 a partir de uma dissidência de alguns sócios do Internacional. Naquela época, era comum que os clubes tivessem muitos times (quadros) que disputavam entre si e também contra os outros clubes da cidade. O América era um desses quadros pertencentes ao Internacional quando decidiu por sua independência.

Dado ao fato de ter surgido de dentro do Internacional, o América também era composto pela elite curitibana, mas não tinha tanta força política na capital quando seu co-irmão.

O alvi-rubro sempre teve seu lado contestador, primeiramente quando da sua própria formação, saindo do Internacional. Posteriormente, quando da criação da APSA, liga dissidente da LSP, o América postou-se contrariamente ao Internacional, participando da APSA.

Popularidade
Em dois concursos distintos América e Internacional provaram ser os clubes mais populares da capital paranaense.

1916 – Concurso promovido pelo Diário da Tarde
1º lugar – América com 1.761 votos
2º lugar – Internacional com 422 votos
3º lugar – Operário (Curitiba) com 352 votos
4º lugar – Coritiba com 184 votos

1921 – Concurso promovido pelos cines-teatro Mignon e Palácio
1º lugar – América com 14.107 votos
2º lugar – Internacional com 13.503 votos
3º lugar – Coritiba com 7.971 votos

Fundação do Atlético
No campeonato de 1923 o América tinha dívidas com a federação e teve sua vaga solicitada pelo Universal. Porém, às vésperas da competição a dívida americana foi quitada. A fim de decidir com quem ficaria a vaga, a ASP promoveu uma partida entre América e Universal, que foi vencida pelo Universal por 4×3, ficando este com a vaga. Cinco dias após o América procurou o Internacional a fim de que voltassem a ser um único clube. Porém, nada foi concretizado, pois não houve concordância com relação às cores da camisa e ao nome do que seria o novo clube.

Tendo ficado o América de fora do campeonato de 1923, a reunião dos dois clubes acabou acontecendo no ano seguinte, surgindo então o Club Athletico Paranaense. Ficando a camisa com as cores preta (Internacional) e vermelha (América) em listras horizontais.

Heranças
O peso do Internacional na fundação do Atlético era evidente, este era o clube mais forte politicamente e o América encontrava-se em dificuldades (citadas acima). Os jornais da época noticiavam que o Internacional havia mudado de nome e cores, passando a se chamar Club Athletico Paranaense. Do Internacional o Atlético herdou a força política e também a Baixada, que conserva até hoje como sua casa e verdadeiro orgulho.

Do América o Atlético herdou a popularidade e o espírito aguerrido. Em todos estes anos, o Atlético manteve-se como o clube mais popular da capital. Além disso, o espírito aguerrido sempre esteve junto deste clube que mais tarde recebeu a alcunha de Furacão.

Formado por dois clubes que sempre foram irmãos, o Atlético trouxe consigo a popularidade que os dois clubes tinham em Curitiba. O Atlético é o único clube verdadeiramente curitibano, formado por curitibanos*, visto que ambos os clubes tinham entre seus sócios, membros da sociedade curitibana.

* O Coritiba era da colônia alemã, o Savóia da colônia italiana, o Ferroviário de funcionários da Rede Ferroviária, o Britânia de jogadores que vinham de outros estados.

Curiosidades
· No primeiro jogo do Atlético, ainda não estavam prontas as camisas rubro-negras, tendo sido usado o uniforme do Internacional.

· O primeiro jogo do Atlético foi no dia 06 de abril, contra o Universal e o Atlético venceu por 4×2.

Anúncios

7 comentários sobre “A fundação do Atlético e as heranças de Internacional e América

  1. Parabéns pelo trabalho Milene.
    Adorei a primeira reunião e espero colaborar com essa inciativa sempre.
    Força ao Círculo… vou circular o endereço do blog pela rede.

    Pedro Loyola

  2. Excelente a proposta deste blog. Parabéns a todos os envolvidos. É sempre importante observar que o CAP mantém viva a glória, a popularidade e a garra dos tempos originais. Emocionante.

  3. apesar de ser atleticano nunca sabia quando e contra quem foi o primeiro jogo do atletico-pr na sua historia !
    parabens pelo blog

  4. PARABENS MESMO!!! e de torcedores assim que precisamos para o nosso amado CAP, sou Atleticano doente, mas infelizmente tive que me mudar de Curitiba, gostaria de saber se posso receber de voces e-mails com mais detalhes e todo o materia dos encontros, saudações RUBRO NEGRAS, e vamos nos livrar do mal do coxa e do parana…

    serie B nunca mais!!!

    Nikolas Popa

  5. Mutio bom, goste mesmo, isso que precisamos, ter históra, pois sem passado não existe futuro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s