Grandes jogadores – Laio

LAIO (1941 a 1951)
Campeão Paranaense em 43, 45 e 49.
Posição: goleiro

O jogador Laio
Antonio Alves dos Santos, o Laio, também conhecido como a Fortaleza Voadora. Laio chegou ao Atlético em 1941, quando Caju reinava na meta rubro-negra, e por alguns anos foi reserva do maior ídolo atleticano. Chegou de mansinho e aos poucos foi conquistando a torcida atleticana, porém, sempre viveu à sombra do mito que era Caju.

Laio era um bom goleiro, tinha seu estilo de “voar” nas defesas. E por suas belas atuações foi convocado por diversas vezes para a Seleção Paranaense. É com certeza um dos maiores goleiros da história do Atlético.

Era ele o goleiro titular do timaço que ficou conhecido como Furacão em 1949. Ao contrário do que muitos imaginam, Caju não chegou a jogar como titular naquele ano.

Laio ainda é vivo e reside no litoral paranaense.

Características técnicas
Laio tinha um estilo diferente de Caju, que era um goleiro discreto, mas sempre preciso nas suas defesas. Laio era arrojado, atirava-se nas defesas, como quem voasse e assim conquistou o apelido de Fortaleza Voadora. Por ter sido militar, ele tinha um bom preparo físico e uma excelente elasticidade que permitia que ele se atirasse nas defesas.

A foto que tem do Laio no livro Atlético a Paixão de um Povo representa bem o estilo de Laio. Ela foi tirada por um fotógrafo austríaco que acompanhou a delegação do Rapid de Viena, que excursionou pelo Brasil e jogou contra o Furacão 49. A foto estava na loja deste fotógrafo na Áustria. Um atleticano, um dia passeando em Viena, viu a foto e reconheceu o Laio, ele pediu uma cópia da foto para entregar ao Laio.

Anúncios

2 comentários sobre “Grandes jogadores – Laio

  1. Olá. Estou criando um blog para divulgar as curiosidades do futebol brasileiro e de seus grandes clubes. Estou em busca de parcerias e de pessoas que possam ajudar. Poderia enviar alguma curiosidade, foto rara, texto sobre algum ídolo do Atlético?

    Se puder mandar, envie para o warley.morbeck@gmail.com que publico o texto com o link da fonte do seu blog. Se quiser fazer troca de links, será um prazer.

    Passe lá no blog e deixe uma resposta nos comentários, se preferir.

    Warley Morbeck
    http://eternabola.blogspot.com

  2. Será um prazer ter seu blog entre os nossos links. Em breve envio algumas histórias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s