Grandes jogadores – Cireno

CIRENO (1942 a 1952)
Campeão paranaense em 1943, 45 e 49.
Posição: ponta-esquerda

O jogador Cireno
Cireno era um meia fenomenal, um cara rápido, com um chute potente, bom de drible, artilheiro. Foi convocado para a Seleção Brasileira de 1950, em 1949, mas foi preterido pelo técnico Flávio Costa que preferiu Chico do Vasco, sendo que Cireno era melhor nos treinamentos.

Formou com Jackson a mais famosa dupla do Furacão 49. E é o 5º maior artilheiro da história do Atlético, com 114 gols.

O temperamento de Cireno
Cireno era temperamental, um briguento por excelência. Daqueles que se o jogador ao dividir a bola fizesse uma entrada mais firme, mas não o acertasse, na outra jogada, ele devolvia a entrada, acertando o adversário e deixando a bola de lado.

O Cireno criou mil e um casos, aconteceu de tudo e as histórias são todas verdadeiras mesmo. Entre as histórias mais famosas de Cireno estão o Atletiba dos 8 minutos e o dia em que ele bateu num torcedor do Juventus.

Atletiba dos 8 minutos
Em 1946, no Atletiba, o Coritiba marcou o gol no 1º minuto de jogo e aos 6 minutos Jackson empatou. Cireno foi buscar a bola dentro do gol e na volta arrancou o gorro do goleiro Belo (que jogava de gorro porque era careca e tinha vergonha disso).

O goleiro Belo, indignado, começou a correr atrás do Cireno. Malandro, Cireno correu em direção ao juiz, que estava no meio de campo, já pronto para reiniciar a partida. O juiz, vendo Belo correndo atrás do Cireno, não tendo visto o começo da confusão, expulsou Belo. Mas os zagueiros do Coritiba tinham visto o Cireno arrancar o gorro do Belo e pressionaram o juiz para que também expulssasse o Cireno.

Aquilo acabou virando a maior confusão e os jogadores sentaram no gramado da Baixada esperando pra ver o que ia acontecer. A diretoria do Coritiba mandou seu time se retirar de campo, já que o juiz não queria expulsar o Cireno. E o jogo acabou com 8 minutos.

Mais tarde o jogo foi para no Tribunal que considerou o Atlético vencedor da partida devido à desistência do adversário.

Cireno bate no torcedor do Juventus
O jogo aconteceu no campo do Juventus, que era na Vicente Machado. Um torcedor do Juventus, sabendo que o Cireno era esquentado, passou inteiro o xingando. Mesmo de dentro do gramado, Cireno marcou o torcedor. De repente, teve uma bola na lateral que caiu exatamente no lugar onde estava o torcedor do Juventus. Cireno não teve dúvidas, embalou na corrida, pulou a cerquinha (não tinha alambrado) e deu um murro no torcedor. E como se nada tivesse acontecido, pegou a bola e voltou pro gramado pra cobrar o lateral.

Anúncios

3 comentários sobre “Grandes jogadores – Cireno

  1. Cireno corta o cabelo na Barbearia do Noel, localizada perto da baixada. (rua Eng. Rebouças, esquina com a 24 de maio)
    Tive a sorte de cortar o cabelo após o Cireno, e enquanto ele esperava o filho buscá-lo, me contou histórias sobre a época que ele foi diretor do CAP!
    Bjo!

  2. cireno era briguento mas nesse atletiba, não e como ele est relatando, porque alem de tira o goro do bello (com dois Ls) ele deu um tapa no rosto e covardemente saiu correndo, o bel o alcançou e deulhe uma porrada, como eu sei disso ? o falecido bello e meu pai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s