Grandes Jogadores – Djalma Santos

DJALMA SANTOS (1968 a 1970)
Campeão Paranaense em 1970
Posição: lateral direita

Djalma Santos foi o melhor lateral-direita do Mundo. Era um virtuosi, fazia miséria com a bola, impressionava o seu talento para jogar futebol. Bicampeão Mundial junto com Bellini, ele veio ao Atlético graças a um compromisso firmado com o presidente Jofre Cabral. Infelizmente, ele não pôde vir para o Paranaense como Jofre gostaria. Mas veio para disputar o Robertão (1968), quando Jofre já tinha falecido.

Djalma jogou mais tempo pelo Atlético que Bellini e foi campeão em 1970. Um campeonato conquistado na raça, depois de 12 anos de jejum. Mesmo tendo chegado ao Atlético com 39 anos, mostrava muito fôlego e qualidade. Nos três anos em que aqui jogou (1968 a 1970) nenhum ponta-esquerda passava por ele. Mesmo os jogadores mais jovens perdiam para ele na corrida.

Assim como Bellini, ele encerrou sua carreira no Atlético. E em 21 de janeiro de 1971 se despede do futebol, com 41 anos de idade, num jogo contra o Grêmio de Porto-Alegre. Naquele dia ele fez uma partida espetacular. Mostrou tudo o que sabia e porque era o melhor lateral-direito do mundo. Isso tudo para infelicidade de Loivo, ponta-esquerda do Grêmio que pediu para ser substituído aos 20 minutos de jogo, pois segundo ele, Djalma o humilhou demais durante a partida.

E realmente, naquele dia, Loivo sofreu. Em 20 minutos de jogo, Djalma o tinha driblado por diversas vezes, deu chapeu, meia-lua, caneta, balãozinho, bicicleta. Ainda puxava a bola com o pé esquerdo, colocava o bico do direito fazendo a bola subir e quando a bola subia dava outro toquinho com a direita para passar a bola. Quando Loivo ia atrás da bola, via o velho Djalma equilibrá-la na cabeça, sem deixá-la cair. Além de ter ficado sentado, deitado ao levar dribles desconcertantes. Naquele jogo, ele fez tudo que sabia fazer e mais um pouco. Até explodir o transformador do Durival de Brito, fazendo com que o jogo acabasse antes da hora, em 1×1.

Anúncios

Um comentário sobre “Grandes Jogadores – Djalma Santos

  1. Em homenagem aos 80 anos de Djalma Santos, deixarei o post em destaque por alguns dias.

    Parabéns ao grande Djalma!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s