Grandes jogadores – Sicupira

Sicupira (1968 a 1976)
Campeão Paranaense em 1970
Posição: meia

Ainda garoto, Barcímio Sicupira foi jogar no Botafogo-RJ, porém, lá era um eterno reserva. Quando Garrincha machucava, ele jogava de ponta-direita, quando o centroavante machucava, Sicupira jogava. Em 1967 o Botafogo do Rio não o aproveitou mais e ele foi pro Botafogo de Ribeirão Preto. Ficou por lá durante um ano, até que o Atlético foi buscá-lo em 1968.

Sicupira veio como mais um dos que foram contratados para jogar o Robertão. Foi entrando aos pouquinhos no time e demorou a conquistar o posto de ídolo atleticano. Em 1969 se machucou e ficou um bom tempo fora do time. Foi em 1970 que ele se destacou, conquistando a artilharia do Paranaense, com 20 gols. Em 1972 ele foi o “supra-sumo” do campeonato, marcando 29 gols. Não é à toa que é até hoje o maior artilheiro da história do Atlético com 156 gols marcados.

Sicupira era bom de bola, jogador inteligente, tinha um faro de gol extraordinário. Foi um dos melhores meia-atacantes que o Atlético teve em todos os tempos. Destacava-se por ser um jogador diferenciado, chutava com a esquerda e com a direita. O Atlético sempre teve atacantes trombadores em sua história, e Sicupira era um meia-direita que vinha de trás para receber o lançamento e fazer a tabela. Ele raramente perdia os famosos “gols feitos”, com ele era caixa. E às vezes deixava dois ou três jogadores deitados no chão e entrava com bola e tudo. Uma das grandes características de Sicupira eram os gols de bicicleta. Já em seu primeiro jogo pelo Atlético, contra o São Paulo, pelo Robertão 68, marcou um golaço de bicicleta. Além disso, era um exímio batedor de pênaltis, em toda a carreira só perdeu um único pênalti.

Em 1972, o Atlético não disputou o Robertão e praticamente todo o time do Atlético foi emprestado. Naquele ano, Sicupira foi para o Corinthians. Quando o alvinegro paulista veio jogar aqui contra o Coritiba, parecia um Atletiba. Isso porque toda a torcida atleticana foi torcer pelo Sicupira, tinha 42 mil pessoas naquele jogo.

Sicupira

Sicupira

Anúncios

2 comentários sobre “Grandes jogadores – Sicupira

  1. Na boa… quem tem q fazer alguma coisa pelo Furacão são estes que estão aí!!! Diretoria e jogadores… temos é que agradecer o que Sicupira já fez… e cobrar dos que estão no Atlético hj!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s