A importância do título de 1970

Em 25 anos o Atlético só havia conquistado dois títulos, 1949 e 1958. Era uma época de vacas magras, bem magras. Só por esse motivo o título já seria de extrema importância. Mas tinha um algo mais, desbancar os coxas que diziam aos quatro ventos que seriam tricampeões. Naquela época, apenas o Britânia havia sido tricampeão. Pela segunda vez seguida o Atlético acabava com o sonho do Coritiba ser tricampeão. Em 1958 isso já tinha acontecido. Leia mais sobre o título de 1958.

Além disso, o título de 1970 marcou muito pela expectativa que tinha ficado daquele super-time de 68. O ano de 1968 foi um marco na história do Atlético, foi o renascimento da torcida atleticana, do orgulho de torcer pelo Atlético. Infelizmente, o Atlético não conquistou o título naquele ano e tornou-se uma grande frustração para a torcida que tanto esperou.

Ivan, filho do presidente Passerino, falou sobre isso:
“O ano de 1968 marcou, eu lembro que o Atlético ganhava e saíamos eu, meu pai, meu tio e meus vizinhos todos para a Boca Maldita com bandeiras. Foi uma coisa impressionante, mas foi também uma grande decepção, inclusive com a morte do presidente. Mesmo o Atlético não tendo sido campeão, 1968 foi um ano de grande crescimento da torcida atleticana, foi um fenômeno. Por isso o ano de 1970 foi a afirmação de uma grande torcida que estava adormecida. Eu acho que também foi importante porque naquela década o Coritiba ganhou todos os títulos.”

Deixe um comentário

