A crise pré-1970

O ano de 1970 foi precedido por tempos de muitas dificuldades no Atlético. A crise era grande, muitos anos sem títulos, sem dinheiro e pra piorar sem jogar na Baixada. Em 1967 o presidente Motta Ribeiro, mesmo sem recursos, decidiu reformar a Baixada. Essa reforma foi comanda por Caju e seu irmão Alfredo Gottardi, ambos trabalharam como mestres de obras na ampliação do Joaquim Américo. Eram eles e mais alguns pedreiros, não havia muita gente trabalhando. Por conta disso, naquele ano, sem local para treinar, o clube treinava na URCA.

O ano de 1967 foi dificílimo, de 22 jogos o Atlético só venceu 03 e foi rebaixado no Campeonato Paranaense. Isso até o Jofre assumir e fazer toda aquela revolução. Jofre era um homem influente, de boas relações, por isso conseguiu montar aquele super time e também manter o Atlético na Primeira Divisão. Mesmo assim, em 1968 o Atlético não foi campeão e perdeu o título para o Coritiba, naquele gol do Paulo Vecchio na Vila Capanema.

Dr. Schiavon conta sobre o segundo turno do campeonato de 1968:
“O Britânia, o time do Munir Calluf, era o último colocado. Nós tínhamos ganho deles de 4×0 no primeiro turno e no segundo turno empatamos em 1×1. O Munir botava todas as fichas nesse jogo, ele acreditava que se eles ganhassem, ele acertaria com o Coritiba que poderia ser campeão. (Munir Calluf foi dirigente do Coritiba logo em seguida).

O jogo com o Britânia tinha tudo para ser fácil, já que este era o lanterna. Chega o jogo, estão todos os jogadores do Britânia com os braços estendidos numa mesa comprida e um monte de seringas. Doparam todos os jogadores do Britânia, um a um. Era impressionante, eu ia chamar a polícia na hora. Nunca vi um time correr como aquele. Era coisa de louco, o cara corria, dava chute, cabeceava na trave. Aquele Silvano correu como nunca naquele dia.

No fim empatamos o jogo que era uma barbada. E foi ali que começamos a perder o título de 68, esse jogo foi o crucial, se nós ganhássemos poderíamos até perder para o Seleto no jogo seguinte. Porque o Atlético havia ganho o primeiro turno e se ganhasse também o segundo, seria campeão direto.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s