A amizade de Cireno com Lilo

Clodoaldo Trindade, o Lilo começou no Atlético nos anos 30, ainda no infantil. Jogava na meia-esquerda e também de centro-avante e jogou junto com Cireno no profissional do Atlético. Segundo Cireno, ele era um baita jogador, fazia a bola correr, era inteligente, um assombro de jogador.

Lilo tinha Cireno como um companheiro. Ele gostava de driblar os adversário, mas na hora de fazer o gol, preferia passar a bola para Cireno marcasse os gols. Ele dizia que ficava mais feliz ao ver Cireno fazer os gols do que se ele mesmo fizesse.

Cireno fala da sua admiração por Lilo

“Vocês não imaginam o quanto eu estimava esse polaco. A estima começou assim, ele era um jogador sério e não dava muita bola pra gente. Ele precisava ganhar dinheiro, pois ele não tinha nem pai, nem mãe. Ele tinha somente um irmão que o apoiava bastante, era um capitão. Mas o Lilo não queria o apoio do irmão, então ele jogava futebol pra ganhar dinheiro e estudava Medicina. Estudava que nem um louco e sempre foi muito sério. Às vezes a gente ia treinar e encontrava o Lilo lá na Praça Rui Barbosa e dizia: ‘Vamos Polaco!’ Ele dizia que não podia e mostrava o avental embaixo do braço que ele tinha que ir pra Santa Casa.

Um dia, num jogo uns dois ou três jogadores e mais o goleiro me cercaram e joguei a bola pro Lilo e ele nem olhou e chutou pro gol e fez o gol. Aí ele me deu um abraço quase chorando. E eu disse: ‘Polaco, você joga bola, hein? E você é meu amigo.’

Esse Polaco jogava que vocês precisam ver. Às vezes ele driblava meio mundo, mas vinha dar a bola pra mim. E eu perguntava: ‘Mas porque você faz isso?’ E ele me dizia: ‘Porque eu fico muito mais alegre de ver você fazer o gol, a jogada bonita eu já fiz. Você fazendo o gol, eu fico alegre. Se eu fizer o gol, eu não fico alegre.’

Eu joguei com ele até 45, quando ele foi embora pro Ferroviário porque ele precisava de mais dinheiro. Como o Atlético não podia pagar, ele foi pro Ferroviário.”

Deixe um comentário

