1983 – O recorde de público

Aquele time que começou a se desenhar em 1982 com Roberto Costa, Renato Sá, Washington e Assis foi a sensação do Campeonato Brasileiro de 1983, alcançando um 3º lugar.

O jogo da semifinal contra o Flamengo marca até hoje o recorde de público do estádio Couto Pereira. 67.391 pessoas estiveram presentes naquela partida histórica, sendo a maior parte de atleticanos. Infelizmente, faltou um gol para que o Atlético passasse adiante na competição e fosse até a final.

Atlético 2x0 Flamengo, tinha gente até nas torres de iluminação

Primeiras viagens pelo Brasil

Com a boa campanha atleticana no Campeonato Brasileiro daquele ano, a torcida Os Fanáticos passou a viajar mais para acompanhar o Atlético.  Uma viagem que marcou foi a ida para São Paulo, nas quartas-de-final contra o São Paulo.

Na maior loucura a torcida saiu de Curitiba com apenas quatro dos sete ônibus pagos, com o combinado de que pagariam os demais aos motoristas em São Paulo. Isso sem ter a menor ideia de como conseguiriam dinheiro para isso.

Na chegada a São Paulo, a Gaviões da Fiel recepcionou a caravana atleticana em sua sede e se juntou ao grupo rumo ao estádio. Lá o Atlético venceu o jogo por 1×0 com gol de Assis. Foi um momento de muita comemoração, até que Renato Sozzi se dá conta de que ainda havia três ônibus a serem pagos. No desespero ele e mais outro integrante da torcida foram até os vestiários procurar algum dirigente que ajudasse a pagar os ônibus. Encontraram o Farinhaque, que junto de Osni Pacheco e Valmor Zimerman providenciaram o dinheiro que faltava. Com os ônibus pagos, rumaram para a av. Paulista invadindo o território paulista em festa rubro-negra.

Bicampeão Paranaense

No segundo semestre, mesmo desfalcado dos ídolos Washington e Assis que foram para o Fluminense, o Atlético sagrou-se bicampeão paranaense. Sem o famoso casal 20 coube ao garoto Joel os gols na final em cima do rival Coritiba. (Atlético 1×0 Coritiba e Coritiba 1×1 Atlético)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s