Alberto Gottardi

Alberto Gottardi

Alberto jogou no Atlético de 1928 a 1933, quem o viu jogar diz que foi o melhor goleiro que passou pelo Atlético. Melhor até mesmo que seu irmão mais novo, Caju, que o substituiu.

Além de um grande goleiro, Alberto foi um grande atleticano, dedicou toda sua a vida ao Atlético Paranaense. Começou como goleiro e quando parou de jogar, passou a cuidar da roupa do time e do gramado, era roupeiro e jardineiro. Trabalhou no Atlético até morrer, morava do lado da Baixada, vivia pelo Atlético.

Uma das histórias mais curiosas que envolve Alberto Gottardi é o cuidado que ele tinha com o gramado. Certo dia, após um dia inteiro de chuva, o time chegou pra treinar e encontrou o campo da Baixada fechado. Os jogadores foram bater na casa de Alberto pedindo pra que ele abrisse o campo. E ele foi curto e grosso: “Hoje não vai ter treino. Choveu ontem e hoje ninguém pisa no gramado!”

Como não adiantava tentar discutir com Alberto, os jogadores foram procurar o presidente do Atlético, que mandou chamar Alberto para lhe ordenar que abrisse o estádio para que o time pudesse treinar. Mesmo assim, ele não quis nem saber e disse ao presidente: “O senhor manda no Clube, no campo mando eu! E hoje não tem treino!”

Não teve jeito, o time foi pra praça treinar, mas no gramado da Baixada ninguém pisou.

De 1933 até 1979 Alberto Gottardi cuidou do gramado da Baixada como ninguém, além de cuidar das roupas dos jogadores, lavava e deixava tudo em ordem para que o time pudesse treinar e jogar. Como se não bastasse, em 1967, junto do irmão Caju comandou a reforma de ampliação da Baixada. Eles colocavam a mão na massa, assentavam tijolos e comandavam os pedreiros.

Junto dele estavam sempre seus filhos, que também jogaram no Atlético. Rui, o mais famoso deles, era o meia-direita do Furacão 49. Rui era um meia ofensivo que marcou 65 gols jogando como meia. Aldir, jogou como meia nos anos 60, hoje é enfermeiro. E Almir, ponta-esquerda que não chegou a ser profissional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s