Como Altevir chegou ao Atlético

Altevir sempre foi atleticano, desde criança torcia pelo Atlético incentivado pelo seu pai. Quando decidiu se tornar jogador começou como amador no Britânia. Seu primeiro contrato profissional foi no Guarani de Ponta Grossa, onde foi vice-campeão. Porém, em 1970 o Guarani decidiu não disputar o campeonato. Foi então que Munir Caluff que era do Britânia ainda, acertou as coisas para que Altevir fosse jogar no Coritiba.

Altevir conta essa passagem:

“O Munir acertou as coisas para eu ir para o Coritiba. Estava tudo acertado lá, inclusive as bases contratuais. Mas, eu como atleticano, revolvi fazer um treino no Atlético, mesmo com tudo acertado com o Coritiba. Cheguei no Atlético, falei com o dr. Arnaldo Garcez de Barros, falei que jogava no Guarani e que queria treinar no Atlético. Ele falou que me conhecia e me mandou treinar.

O roupeiro era o seo Silvio, fui pegar o material pra treinar, e ele me deu uma camisa toda furada, sem condições de usar. Perguntei se ele não tinha uma camisa melhor, porque não tinha condições de treinar com aquela camisa. Ele me disse que pra quem estava fazendo teste o material era aquele. Então eu devolvi o material e não treinei. Depois, quando voltei para o Atlético (comprado) em 1972, ele ainda estava lá.”

Naquela época o Atlético tinha muitos problemas de material. As coisas só começaram a melhorar em 1973 quando o clube disputou o Campeonato Brasileiro. Isso deu alguma projeção e o clube passou a ter alguns patrocínios.

Altevir continua:

“Depois dessa tentativa, acabei indo para o Coritiba mesmo, onde era terceiro goleiro. Fiquei uns seis meses lá, não tinha oportunidade e pedi pra ser vendido, pois queria jogar. De lá fui para o Cascavel que tinha um bom time, mas não pagava bem. Depois fui para o Maringá que já pagava melhor. Então voltei para o Cascavel e de lá vim para o Atlético, em 1972.

Quando cheguei no Atlético, ainda tinha muitos jogadores que tinham outras profissões além do futebol. O Alfredo trabalhava no IPE, o Renatinho (meia-cancha) era funcionário do estado, eles trabalhavam meio período e treinavam meio período. Nessa época chegaram alguns jogadores de fora, foi então que o Atlético começou a se profissionalizar.”

3 comentários sobre “Como Altevir chegou ao Atlético

  1. Olá! Parabéns pela criação deste site! É muito bom entrar aqui e reviver os momentos de nostalgia do nosso grande Clube Atletico Paranaense. Sou filho do Arnaldo Garcez de Barros, ex-diretor e vice presidente do clube. Quando mostrei este blog a ele, muitas recordaçoes vieram em sua mente…. inclusive esta passagem descrita acima. Por favor, me informem quando será o proximo encontro que o velho Dr. Arnaldo fará questão de estar presente e será um grande prazer a ele reviver esses velhos tempos do famoso Furacão da Baixada. Quem sabe poderemos contribuir com inumeras fotos e recortes de jornais da época no qual evidenciam toda trajetória do furacão na década de 70 e que meu pai guarda com tanto carinho. Um grande abraço a todos!

    Arnaldo Garcez de Barros Jr.
    41-78158052

  2. Saudações Atleticanas!

    Faço das palavras do meu irmão, que acima agradece toda a nação Atleticana e, agradeço de igual forma o carinho e a lembrança. Gostaria, em nome do meu pai, por gentileza um contato com o Sr. Altevir.

    Entre várias lembranças acima citadas, ressalto que mesmo aos 87 anos de idade e Atleticano FANÁTICO, nosso pai não perde um jogo do nosso querido FURACÃO!
    Saudações,

    Dr. Arnando Garcez de Barros e Juliano Garcez de Barros.

  3. Olá, Juliano,

    Vou te enviar um e-mail com o contato do Altevir.

    Abraços,
    Milene

Deixe um comentário

