Altevir fala sobre a torcida atleticana

Altevir conta como era o seu relacionamento com a torcida no dia a dia:

“A gente tinha muito contato com a torcida, desde os treinos na Baixada que a torcida acompanhava. Eu sempre andei pelo centro de Curitiba, pela rua XV, era a glória, passava por ali e todo mundo me reconhecia. Eu chegava nos lugares e não podia pagar nada. Ia comprar roupa, não me deixavam pagar. Ia a um restaurante, quando pedia a conta, já estava paga. Além disso, tinha o reconhecimento do torcedor na rua, paravam pra conversar, queriam saber como estava o time, se eu continuaria no time. O relacionamento com a torcida era excelente.”

Ele fala também sobre a torcida na arquibancada:

“A torcida sempre foi exigente, em qualquer época.

O único lugar que eu entro e que ainda me arrepia, é quando estou na Baixada e o time entra em campo. Esses tempos na decisão do campeonato nós entramos em campo e levamos a bandeira.

Sempre lembro da entrada em campo. Antes do jogo ficava naquela tensão, queria ouvir o que otreinador tinha pra falar e ir pro jogo. Quando entrava naquela Baixada, dava uma relaxada nessa tensão pré-jogo.”

Altevir fala ainda da mística da Baixada e da reação dos adversários ao terem que jogar no estádio atleticano:

“Os jogadores adversários, os zagueiros principalmente, ficavam muito preocupados de jogar na Baixada. Quando o Atlético me contratou, eu estava no Cascavel e naquele jogo tomamos de cinco. Na mesma semana jogamos em Curitiba com o Coritiba e lá empatamos em 0x0.

Os jogadores ficavam muito preocupados de jogar na Baixada. A proximidade, a pressão da torcida do Atlético assustavam os adversários.”

Prof. Heriberto complementa falando do crescimento que a torcida atleticana teve na década de 70, época em que Altevir jogou.

“Só que nestes 12 anos a torcida atleticana sempre foi crescendo. Vamos falar de 1970 a 1982, foi uma torcida sempre sofrida, mas que a partir da revolução do Jofre e do título de 70, foi crescendo gradativamente. Aquele estigma de ser uma torcida elitista foi quebrado, o povão começou a entrar pra torcida. A partir da revolução do Jofre com Djalma Santos, Bellini e companhia e o Atlético começando a aparecer no cenário nacional, é impressionante o crescimento da torcida atleticana em volume.”

Milene finaliza:

“É isso que nos diferencia, a paixão que o atleticano tem. O normal do Atlético era sofrer e ser fiel. Porque o nosso normal era ser roubado, ter time fraco, ter crise, ter problemas, falta de dinheiro. O normal do Atlético sempre foi isso, era não ter gente pra assumir a diretoria. Então sempre foi uma coisa que foi resolvida com paixão, tem problema então vamos lá resolver.”

Deixe um comentário

