A montagem do time de 1982

Prof. Heriberto relata como foi que surgiu o time Campeão Paranaense de 1982.

“Em 1982 o Atlético tinha como diretor de futebol, um jovem com 32 anos de idade, João de Oliveira Franco Neto. Ele que vem de uma tradicional família de atleticanos. Naquele ano, o Joãozinho disse: ‘Eu vou fazer um time pra ser campeão este ano’. Todos acharam que era bravata do garotão, mas foi o que ele fez.

O Joãozinho começou a preparar o time, ele manteve alguns bons jogadores remanescentes de 1981 na equipe e resolveu reforçá-la. E eis que surge uma oportunidade única na vida do Atlético. O Internacional de Porto Alegre queria comprar um lateral direito que tinha um chute que era um canhão, o Augusto Boiadeiro. O Augusto era meio “grossão” de bola, mas cobrava falta como ninguém. O João disse que vendia, mas que ele precisava de alguns jogadores pois estava formando o time e queria ser campeão. O Inter disse que tinha um monte de gente sobrando lá e o João disse que precisava de um atacante.

Então o João vendeu o Augusto por 3 milhões de cruzeiros, o que na época era uma fortuna. Ele vendeu o Augusto e comprou por 1 milhão o Washington e recebeu de contrapeso o Assis. O Internacional tinha 7 centroavantes, entre eles o Assis e o Washington.

Pra complementar o time ele trouxe o Capitão do Guarani de Campinas, o Abel que estava encostado no Santos, o Lino eles já tinham encontrado antes, a defesa era praticamente a remanescente e trouxeram ainda o Ariovaldo, que foi um dos melhores laterais que nós já tivemos naquela época.

Então o João bancou o time, quem pagava a folha salarial era ele, está certo que ele tinha ajuda da retaguarda. O Moura era o presidente, mas quem ajudava era o Valmor Zimermann, o Valdo Zanetti e o Gusso da Retaguarda.

Esse time de 82 deu tão certo que esses mesmos jogadores que fizeram sucesso no nacional de 83″.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s