O início da carreira de Alfredo Gottardi Jr

Alfredo Gottardi Jr começou a jogar no Atlético ainda no infantil, em 1957. De início atuava no meio de campo, somente quando profissional é que foi parar na zaga.

Professor Heriberto conta que naquele ano o Atlético organizou um torneio com diversos times infantis e ao vencedor o dr. Abílio Ribeiro dava uma medalha.

Ele cita alguns jogadores que começaram nesse time infantil e se tornaram grandes profissinais: Amauri (lateral esquerdo) foi 10 anos titular do Atlético, Pedrinho (ponta direita) que em 1964 foi vendido para o Flamengo, Renatinho (meio campo) e Alfredo Gottardi (meia esquerda) que atuava como ponta de lança, fazendo gols. A grande curiosidade daquele time era o centroavante, o coxa-branca Joel Malucelli, que foi presidente do Coritiba anos mais tarde. De todos eles, Joel foi o único que não deu certo como jogador.

Esses jogadores começaram garotinhos no Atlético e em 1960 e 1961, com Raul Plasmann no gol, foram bicampeões juvenis. Essa categoria equivale aos juniores nos dias de hoje.

Promoção ao profissional

Em 1962, o presidente Antônio Bittencourt de Camargo* trouxe cerca de oito jogadores do Rio Grande do Sul, na expectativa que dessem resultado. Eles ficaram de janeiro a junho jogando no Atlético e não deram certo.

Depois do insucesso dos gaúchos, Geraldino que havia sido campeão em 1958 como jogador, assumiu o time como técnico. Sua primeira atitude foi promover todos aqueles juniores do time bicampeão de 1961. Foi assim que Alfredo Gottardi Jr tornou-se profissional, ainda jogando como meia.

No segundo turno, com os meninos, o Atlético ficou cinco jogos sem perder e tornou-se líder do campeonato. Posteriormente, mesmo com outras contratações, a base dos garotos continuou no time. Era um elenco de muita qualidade, a melhor safra que surgiu nas categorias de base do Atlético.

Curiosidade

* O presidente Antônio Bittencourt de Camargo era casado com a filha de Marrecão, que foi jogador do clube entre 1924 e 1928. Bittencourt colocou tanto dinheiro no Atlético que chegou ao ponto de ir a falência. Sua esposa precisou dar seu anel “chuveiro” de brilhantes que havia ganho de presente de casamento, para pagar as dívidas do Atlético. Segundo prof. Heriberto, que a conheceu, ela dizia que a única coisa que lamentava era a perda do anel. Mas, acabava dizendo: “Mas ainda bem que foi para o Atlético”.

Anúncios

2 comentários sobre “O início da carreira de Alfredo Gottardi Jr

  1. Milene passei para conhecer seu blog ele é not°10, espetacular com excelente conteúdo você um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus
    caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s