Alfredo conta sobre como era marcar Pelé

Perguntado sobre qual jogador foi o mais díficil de marcar em toda sua carreira, Alfredo Gottardi Jr lembra de Pelé.

“O Pelé era impressionante. Ele não deixava você encostar nele (fazer falta). E eu sempre deixei o atacante dominar a bola, porque eu tinha a certeza que eu roubava a bola. Mas o Pelé tinha um dom, ele dominava a bola e se ele sabia que tinha dificuldade pra driblar o cara, ele não driblava, ele tocava a bola.

Então eu sempre me dei bem marcando o Pelé por causa disso. Porque eu deixava ele dominar a bola e não dava cacete nele. Ele sabia que podia jogar bola. Então ele não me enfrentava, ele pegava a bola, chegava do meu lado tocava, e já saía ali na frente pra receber.”

A falta que fez em Pelé

Uma vez eu dei uma chegada nele, mas foi sem querer. Ele ficou tão bravo e me disse: ‘Você nunca chegou em mim!’ Eu falei: ‘Tropecei, desculpa, tropecei.’

Habilidade de Pelé

“Pelé era demais, ele tinha tanta habilidade. O Edu pegava a bola na ponta esquerda e jogava aquelas bolas a meia altura. Ele (Pelé) ficava te cuidando pra saber se você dava o bote nele.

Ele fazia assim, a bola parava no pé dele, morria a bola ali, não saía isso (indica com a mão) do pé dele. Eu pensava, se ele dominar mal, eu chego. Mas não dava, não tinha jeito, ele não errava, não dominava mal nunca.”

O drible que Julio tomou

“Em 1970, a gente ganhou de 1×0 do Santos, à noite no Belford Duarte. Teve um escanteio na ponta direita. E o Edu correu pela ponta-direita e o Pelé correu pra receber a bola, e o Edu tocou ela na linha e o Pelé correu, e o Julio enfrentou ele, o Pelé fez que ia sair e ia pro meio, e o Julio foi pro meio. O Pelé não mexeu na bola, ele deixou a bola correr na linha e chutou, a bola bateu no peito do Vanderlei e foi pro meio de campo.

Aí eu comecei a rir, e o Julio era muito nervoso, disse: ‘Do que você está rindo?’ E eu disse: ‘Estou rindo do drible que o cara te deu, ele nem tocou na bola e você saiu pro meio de campo.’ O Julio dizia: ‘Você vai ver! Você vai ver!’”

Deixe um comentário

