A preparação física na década de 70

Alfredo conta que a década de 70 foi a época em que o futebol passou a ser mais profissional, os clubes já investiam em uma preparação física forte.

“Nós concentrávamos em Colombo, numa propriedade do Atlético, era uma casa enorme de madeira, tinha uns 8 quartos, salão de festa, salão de televisão, salão de jogos. Nós saímos aqui da Baixada, depois do treino de sexta-feira e íamos de roupa de treino. Quando chegávamos no Santa Cândida nós descíamos do ônibus e íamos correndo até a concentração que ficava a 500 m da cidade de Colombo e não tinha asfalto, era estrada de chão, barranco.

Naquela época a musculação já estava em evidência, já tinha o gladiador (equipamento de musculação), era um mecanismo que já se usava na década de 70.”

Pergunto se tinha um atraso dos clubes de Curitiba em relação aos do Rio e São Paulo quanto aos equipamentos.

Alfredo responde:

“Quanto aos equipamentos não, tinha quanto aos times. Na época os times do Rio e São Paulo, de Minas e Rio Grande do Sul não vendiam ninguém. Os caras ficavam 10/15 anos num time.

Eu fui emprestado para o São Paulo no Brasileiro de 1972, nunca ganhei tanto dinheiro na minha vida. Eu cheguei lá, assinei contrato, assinei ficha de abertura de conta em banco, e todo dia 1º meu salário estava depositado. Eu fiquei 7 meses lá e não mexi no meu salário. Segunda-feira, você chegava do jogo, o Gino que era o centroavante anterior a nossa época, ele era empregado do clube, estava ali com o envelopinho. Olha Alfredo, está aqui, assina aqui, já era o dinheiro do prêmio do jogo.”

 

Deixe um comentário

