O Paranaense de 1982

Milene – Em 1982, o Atlético estava mais uma vez há doze anos sem ser campeão, como era isso? Vocês tinham uma pressão, uma cobrança?

Roberto “Tinha sim! Em 1982 veio um diretor, o João de Oliveira Franco, deu uma ajuda muito grande, investiu bastante no Atlético. Foi quando começou a vir esse pessoal. Porque em 1981 nós tínhamos só o Lino que tinha vindo e que inclusive se machucou uma época ficou um tempo parado. Tinha vindo o Lino do Flamengo, o Bianchi do Santos e o Jair Gonçalves. Tinham sido essas 3 contratações em 1981. E aí em 1982 foi reforçado, vieram Washington e Assis, o Ariovaldo e o Capitão do Guarani, veio o Sérgio Moura do Botafogo. Aí veio o Ivair do União Bandeirantes, o Jorge Luis do Flamengo, veio o Lalo que era do Beltrão. Aí que começou a firmar e esse grupo era unido desde 1982.

No Campeonato Paranaense nós ficamos 26 jogos invictos, passamos os dois turnos invictos e perdemos pro Paranavaí de 1×0 lá, no início do terceiro turno e ganhamos o terceiro turno também. E na final contra o Colorado por 4×1. Saímos ganhando de 1×0 gol do Lino de cabeça e o Castor empatou, aí fizemos 4×1.”

Roberto fala da vinda de Rafael para o Atlético.

Roberto “Em 1982, no final de 1982 nós ganhamos aqueles dois turnos do Campeonato Paranaense, contra o Colorado as duas finais. Ganhamos os dois turnos e no terceiro turno trouxeram o Rafael pra fazer o revezamento. Foi aí que eu fiquei no banco, jogava uma eu, a outra o Rafael.

Ah, quer essa história também? Essa história foi o seguinte, eu falei que tinham trazido o Rafael e começou a fazer o revezamento, jogava uma eu, uma o Rafael. E eu tinha sido o goleiro, nós tínhamos ganho os dois turnos direto e todos os jogos das finais, inclusive contra o Colorado, Operário, eu peguei pênalti, em todos os jogos eu estava sendo o melhor jogador em campo. E aí começou o revezamento e eu tinha sido campeão nos dois turnos.

E aí o que aconteceu, na semifinal com o Londrina ia jogar eu e o Rafael ficaria pra jogar a final. Aí chegou na semifinal eu falei, não, o treinador era o seo Geraldo Damasceno. Falei: ‘Seo Geraldo, eu não quero jogar a semifinal, porque eu quero jogar a final. Eu acho uma injustiça, eu joguei os outros turnos, fui campeão, eu acho uma injustiça deixar de jogar a final, que nós seríamos campeões direto.’ Então ele disse: ‘Tá bom, então vai jogar o Rafael.’ Jogou o Rafael e nós ganhamos de 2×0″

A final

“Só que teve uma pressão muito grande na final, na hora da escalação do time, da preleção. Nós estávamos hospedados no Hotel Iguaçu, onde hoje é o Hospital Vita. E aí na preleção, o Hélio Alves queria que o Rafael jogasse, o João de Oliveira Franco queria que o Rafael jogasse, só que os jogadores não queriam, eles queriam que fosse eu.

E antes o seo Geraldo chamou o pessoal, os jogadores pra conversar, o Nivaldo que era o capitão, o Capitão, e os caras dizendo que não. E o seo Geraldo disse que estava sofrendo uma pressão muito grande, que queriam que o Rafael jogasse. E os jogadores disseram, não, quem vai jogar é o Roberto. E o seo Geraldo tentou argumentar com eles que disseram, se o Roberto não jogar nós também não vamos jogar, o senhor que sabe! E saiu todo mundo e foi pra preleção e eu sem saber de nada. E os caras sentaram todos do meu lado e vai a preleção.

E o seo Geraldo na preleção o Ariovaldo, o Jair Gonçalves e vai falando, uma hora de preleção e não falava o goleiro. E vai vai falando e nada de falar o goleiro. Uma hora de preleção, falando, falando. Uma hora depois, ele, então, vamos pro jogo, o time começa Roberto, Ariovaldo… pegou e  já saiu, o pessoal foi tudo atrás dele. Mas já estava escalado e aí eu joguei.”

Deixe um comentário

